Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 22/09/2017 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

22 de setembro marca o incio da Primavera no Hemisfrio Sul

O início da Primavera em 2017 se dá no dia 22 de setembro. O fenômeno astrológico que marca o início da estação é chamado "equinócio". É o momento em que o Sol, em seu movimento anual aparente, corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham igual duração nos dois hemisférios terrestres.


FOTO: Josafá Gomes - técnico em hidrometeorologia da Apac

O encerramento da estação se dá no dia 21 de dezembro, quando o Sol atinge sua posição aparente mais ao sul do Equador e inicia o Verão.


Do ponto de vista da meteorologia, a Primavera, em Pernambuco, é caracterizada como o período mais seco do estado, com baixa umidade do ar, altas temperaturas, ventos fortes e pouca precipitação. Em média, o total acumulado da precipitação durante os meses da primavera são de 75 mm no Sertão Pernambucano, 130 mm no Sertão do São Francisco, 65 mm no Agreste e 180 mm na Zona da Mata e Litoral.