Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 18/10/2017 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Monitor de Secas do Nordeste - setembro de 2017

A Apac está divulgando a atualização do mapa do Monitor de Secas do Nordeste.


O mapa atualizado é resultado do que foi observado em SETEMBRO em todo o Nordeste, com indicadores que refletem a evolução da situação de seca na região.


Setembro faz parte do período de estiagem da maior parte do Nordeste. Neste mês, historicamente, os índices pluviométricos são inferiores a 75mm. Ao longo do mês de setembro de 2017, os índices pluviométricos mais elevados, superiores a 100mm, foram observados no leste de Pernambuco e da Paraíba, extremo oeste de Alagoas, em praticamente todo o estado de Sergipe e em uma grande área do leste da Bahia.


Em Pernambuco, na divisa com o Ceará, devido aos baixos índices pluviométricos de chuva, o que é normal para o mês de setembro, houve o aumento da área com seca excepcional em direção à parte central do estado. No Agreste Setentrional, também houve uma pequena expansão da área com seca moderada e grave. Nas demais áreas, os indicadores não mostram mudanças no grau de severidade da seca.


A pré-estação chuvosa no Sertão pernambucano inicia em dezembro, com características da estação seca, mas quando podem ocorrer algumas chuvas significativas. Já no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife, a estação mais seca segue até abril.


CONFIRA A NARRATIVA COMPLETA (clique aqui).