Publicado em 18/12/2017 | Categoria: APAC em destaque

Projeto "Nascentes do Ipojuca" irá revitalizar 117 hectares de APPs

O Governo do Estado de Pernambuco, através da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca), com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca e parceria com a Prefeitura de Ipojuca, através da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano, irá restaurar 117,65 hectares e recuperar 95 nascentes no município de Ipojuca.

Intitulado “Nascentes do Ipojuca”, o projeto tem o objetivo de contribuir com a conservação ambiental, ampliando a disponibilidade de água para a população difusa e para a região estratégica de Suape, através da recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) localizadas no entorno de nascentes e nas margens de cursos d'água. Para tanto, será realizado o plantio e a condução da restauração ecológica com espécies florestais nativas ou em sistemas de agroflorestas. O projeto será realizado em 124 parcelas de cinco assentamentos rurais do município de Ipojuca (Amazonas, Bonfim, Crauassú, Gaipió e Soledade).

Os trabalhos tiveram início em novembro de 2017, quando foi realizada capacitação para os parceleiros que aderiram ao projeto. Os parceleiros são os principais colaboradores no manejo de sistemas agroflorestais (SAFs) para preservar e recuperar as águas em quantidade e qualidade desejáveis.

O projeto terá um aporte de R$ 3.305.124,61, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, através do PSA Ipojuca, beneficiando diretamente os cinco assentamentos contemplados e o Território Estratégico de Suape. Com recursos próprios, a Prefeitura de Ipojuca dará manutenção ao projeto nos 10 meses após seu término.

Na Apac, o projeto será coordenado pela Gerência de Revitalização de Bacias Hidrográficas.