Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 19/12/2017 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Vero comea quinta, dia 21

 

 

Foto: Josafá Gomes, técnico em hidrometeorologia da Apac.


Em 2017, o Verão começa na quinta, dia 21 de dezembro, precisamente às 13h28min. O horário exato varia de um ano para outro, de acordo com o fenômeno astronômico do “solstício”. É o momento exato em que os raios solares atingem perpendicularmente o Trópico de Capricórnio, uma linha imaginária situada ao sul do Equador.

 

 

Nesta estação, os dias são mais longos que as noites. Uma curiosidade é que o dia 21 de dezembro será o dia do ano com mais horas de Sol no Hemisfério Sul do planeta.

 

 

Do ponto de vista da meteorologia, são características do verão as temperaturas mais elevadas, principalmente no período da tarde. Em Pernambuco, as temperaturas máximas podem atingir até 40°C no Sertão, 37°C no Agreste e 35°C na Zona da Mata e Litoral.

 

 

Nos meses de verão, temos o início da estação chuvosa no Sertão, quando chove em média, cerca de 300 mm. No Agreste, Zona da Mata e Litoral não é período chuvoso, porém podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas, concentradas em poucas horas.

 

 

De acordo com os meteorologistas, as configurações dos oceanos Atlântico e Pacífico e da atmosfera NÃO são favoráveis às chuvas. Para o trimestre janeiro, fevereiro e março de 2018, a previsão é de chuva abaixo da normal climatológica em todo o estado de Pernambuco, principalmente para o Sertão.



Confira aqui o Informe e Previsão Climática.