Publicado em 18/04/2018 | Categoria: APAC em destaque

Rio Sirinham ter Comit de Bacia Hidrogrfica

No dia 24 de abril, em Sirinhaém, a Apac irá reunir autoridades e o público da região para divulgar a formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sirinhaém. A expectativa é que até o fim do ano seja realizada a eleição para a escolha dos membros do novo comitê, que abrangerá 19 municípios pernambucanos, totalizando uma área de 2.090 Km² (2,13% da área do estado) e uma população aproximada de 180 mil habitantes.

O rio Sirinhaém é o único rio litorâneo de Pernambuco que ainda não conta com um comitê gestor da bacia hidrográfica. Atualmente, Pernambuco possui sete comitês de bacia hidrográfica formados: Metropolitano Sul, Metropolitano Norte, Capibaribe, Goiana, Ipojuca, Una e Pajeú.

Na reunião, será explicada a importância da existência de um comitê gestor da bacia hidrográfica e como ocorre o processo de eleição dos seus membros, de acordo com a legislação vigente. Podem participar do processo eleitoral, órgãos públicos municipais, estadual e federal, usuários de águas da bacia do Rio Sirinhaém e a sociedade civil atuante na região.

Os comitês de bacias hidrográficas fazem parte do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco. São órgãos colegiados, consultivos e deliberativos compostos por representantes dos poderes executivos da União, do Estado e dos municípios, usuários de recursos hídricos da região e pela sociedade civil, renovados a cada três anos. A Apac assegura o funcionamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas no estado, garantindo a gestão participativa dos recursos hídricos em Pernambuco. No estado, são 7 comitês constituídos (Goiana, Capibaribe, Metropolitano Norte, Metropolitano Sul, Ipojuca, Una e Pajeú).

Reunião de lançamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sirinhaém

Local: Auditório do Shopping Sirinhaém. Rua Marquês de Olinda, 79. Centro, Sirinhaém.

Data: 24 de abril de 2018

Horário: 8h30min