Publicado em 20/04/2018 | Categoria: APAC em destaque

Missa em memória de Calazans Neto

Neste sábado (14/04), despediu-se de nós um grande amigo, excelente profissional e expoente da imprensa pernambucana. Homem de cultura e conhecimentos admiráveis, o jornalista José de Calazans Soares da Câmara Neto, ou simplesmente Calazans Neto, teve uma carreira brilhante, destacada pelo exercício de suas atividades de forma transparente, sincera e imparcial, e amplamente reconhecido e admirado por seus pares. Possuidor de uma mente visionária e dinâmica, Calazans iniciou sua trajetória formando-se no curso de Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e desde então, trilhou uma carreira marcada por feitos de relevância.

Calazans ocupava a Gerência de Articulação e Comunicação da APAC desde 2010, mas desenvolvia uma série de atividades adicionais. Era conselheiro da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), da qual já foi presidente e vice-presidente, e do Grupo de Executivos do Recife-PE (GERE), onde também ocupou a presidência, além de membro do Conselho Superior da Federação Nacional da Imprensa (FENAI/FAIBRA), sócio efetivo da União Brasileira dos Escritores (UBE-PE) e membro fundador da Câmara Brasileira de Responsabilidade e Sustentabilidade Cultural, bem como ex-presidente e conselheiro da Confraria Caxangá Ágape.

O jornalista foi também membro da Federação Internacional Repórteres Sem Fronteiras (FIRSF), gestor de marketing da revista Continente Multicultural e da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), passando pela Editora Abril, onde atuou na área comercial das revistas Veja e Placar, assessoria comercial do jornal O Globo, Cervejaria Brahma, Fininvest, e Saab/Scania do Nordeste. Trabalhou na assessoria parlamentar de imprensa da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), no gabinete do deputado estadual Lourival Simões, além de ter publicado colunas nas revistas Mercado S/A, Negócios S/A e Jornal do Commercio, onde também foi gerente de marketing.

Foi professor assistente de Sociologia das Religiões na Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE), professor titular de Planejamento Estratégico do curso de Administração da Faculdade de Ciências Humanas (ESUDA), e professor de Relações Públicas de Produto em Marketing da pós graduação da Faculdade de Administração de Pernambuco (FCAP/UPE).

Esteve à frente, como diretor-presidente, da Calazans Consultoria e Assessoria de Marketing LTDA., empresa especializada em assessoria de imprensa, comunicação empresarial, relações públicas e promoção de eventos. Nestes tempos, Calazans prestou serviços a grandes empresas como Credicard S.A., Engarrafamento Pitú, Frevo Brasil Indústria de Bebidas, Cervejarias Brahma e Kaiser, Shoppings Recife, Tacaruna e Guararapes, Escola Americana do Recife, Yázigi Internexus, Secovi-PE, Sindivest e ALEPE.

Apreciador de blues e jazz, e também de bons charutos e uísques, militante político contra a ditadura militar, era adepto do ciclismo, prática que desafortunadamente o tornou vítima de um acidente do qual estava se recuperando. Calazans, que estava internado no Hospital Santa Terezinha, não resistiu a complicações decorrentes de uma infecção pulmonar, deixando viúva, quatro filhos e oito netos.

É com grande tristeza que nos despedimos de Calazans Neto, pessoa de intelecto incomparável, temperamento determinado e humanidade extraordinária. Quem o conheceu sente a dimensão da perda. Com o passar do tempo, a dor há de se dissipar e em seu lugar ficarão as lembranças de momentos felizes e a eterna memória de um ser iluminado. Vai com Deus, Amigo.

Na próxima sexta-feira, 20 de abril, às 19h, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, será realizada a missa de sétimo dia. A igreja fica localizada na pracinha de Boa Viagem.