Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Notícias

Notícias

Publicado em 14/05/2018 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Apac divulga mapa do Monitor das Secas referente ao mês de Abril

Como característica determinante, a Zona de Convergência Intertropical associada com distúrbios ondulatórios de leste foram os principais sistemas atuantes, causando chuvas superiores a 600 mm em vários estados do Nordeste no mês de abril. Considerando que o mês, faz parte do período chuvoso do norte do Nordeste, bem como do início do período chuvoso do setor leste da Região.



As chuvas de abril ficaram acima da climatologia em praticamente todas as áreas dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Nos outros estados, as chuvas variaram de normal a abaixo do normal, porém foram suficientes para diminuir a intensidade da seca na região.


Ao comparar com o mapa do mês anterior, verifica-se redução na intensidade da seca na maior parte da região, sendo o detalhamento por estado nas mudanças no traçado geral. Particularmente, em Pernambuco, as chuvas intensas que ocorreram em abril contribuíram para redução das áreas e da intensidade da seca em todas as regiões.


A seca se apresenta apenas com impactos de longo prazo, devido às consequências das secas dos anos anteriores. No Sertão, houve uma redução da intensidade da seca, onde variava de seca grave a seca excepcional, passou a ter seca de intensidade moderada a seca grave. No Agreste, a seca varia de fraca no leste para seca grave na divisa com o Sertão. Não houve observações de seca no Litoral e Zona da Mata do estado.


A validação e refinamentos dos traçados dos mapas do Monitor das Secas acontecem mediante reuniões com representantes das seguintes instituições: AESA-PB, ANA-DF, APAC-PE, ARESTech, FUNCEME-CE, INEMA-BA, IPA-PE, LABMET/UEMA-MA,  SEMAR-PI, SEMARH-AL.