Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Notícias

Notícias

Publicado em 29/10/2018 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

APAC apresenta funcionalidades do Monitor de Secas aos servidores

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) realizou nesta quinta-feira (25) palestra sobre o Monitor de Secas, processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Nordeste, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas.

Mensalmente informações sobre a situação de secas são disponibilizadas até o mês anterior, com indicadores que refletem o curto prazo (últimos 3, 4 e 6 meses) e o longo prazo (últimos 12, 18 e 24 meses), indicando a evolução da seca na região.

A palestra foi ministrada pela meteorologista da APAC, Edvânia Santos, que faz parte da equipe responsável pelo Monitor na Agência. Na ocasião, foram apresentados os últimos mapas mensais comparativos de seca, como é realizado o processo para a construção do diagnóstico e tipos de seca em cada Estado, os órgãos que são autores do processo e validadores.

O Monitor de secas tem o potencial de se tornar um novo patamar na história de preparação para a seca e convivência com o semiárido no Brasil. Trata-se de um mecanismo de integração da informação de nível federal, estadual e municipal nas áreas de meteorologia, recursos hídricos e agricultura. Assim, a ação promove um esforço colaborativo entre diferentes instituições a partir de uma abrangência mais simples, que tem perspectivas de tornar-se o Monitor de Secas do Brasil.

O Monitor poderá ajudar a melhorar o alerta precoce e a previsão de secas, assim como subsídio para a tomada de decisões e políticas em escala federal, estadual e local.
A próxima palestra terá como tema o Pernambuco Tridimensional (PE3D), será apresentada pelo servidor Augusto Clemente, no dia 23 de Novembro, a partir das 09horas e 30 minutos, no auditório da agência.