Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Notícias

Notícias

Publicado em 30/10/2018 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

APAC participa do Workshop Caatingas e Mudanças Climáticas promovido pela FUNDAJ



Entre os dias 7 e 9 de novembro, A APAC participará do Workshop Caatingas e Mudanças Climáticas promovido pela Fundação Joaquim Nabuco. O principal objetivo é compartilhar e discutir as iniciativas atuais relacionadas ao uso do sensoriamento remoto para monitoramento do uso e ocupação do solo, da infraestrutura social, econômica e das transformações nos biomas, em especial na caatinga.

 

O primeiro dia do evento é gratuito e aberto ao público, contando com a presença, em painéis e debates, de professores de diversas universidades brasileiras e representantes de instituições, como o Instituto Chico Mendes de Conservação a Biodiversidade e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), além dos pesquisadores da Fundaj, que integram o projeto CLIMAP (Mudanças Climáticas no Bioma Caatinga: sensoriamento remoto, meio ambiente e políticas públicas).

 

Já durante o segundo e terceiro dia do evento, acontecerá uma reunião restrita aos membros do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga (CNRBCaat), que está sediado na Fundação Joaquim Nabuco, desde 2016, visando o acompanhamento dos estudos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Alexandrina Sobreira, pesquisadora da Fundação, diretora da Dipes (Diretoria de Pesquisas Sociais) e atual presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga, que integra o Programa MaB (Homem e Biosfera) da Unesco, conta que este ano "os Conselheiros vão trabalhar a vulnerabilidade da caatinga que representa 13% do território nacional susceptíveis à desertificação e concentra 17% da população do país".

 

As inscrições para o primeiro dia podem ser feitas através do link abaixo. Os demais dias não necessitam de inscrição. O evento concede certificado de participação.

 

http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9294:fundaj-recebe-workshop-caatingas-e-mudancas-climaticas&catid=44:sala-de-impressa&Itemid=183