Publicado em 26/11/2018 | Categoria: APAC em destaque

Apac participa de Simpósio sobre o Rio Capibaribe no Espaço Ciência

A Apac participou na última sexta-feira (23) da primeira edição do “Simpósio Capibaribe: uma visão multidisciplinar”. Evento organizado em parceria pelo Espaço Ciência, Instituto Mapas, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Regional/PE (SBPC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC- Regional/PE.

Clênio Torres, diretor de regulação e monitoramento da APAC, em exercício, participou da mesa temática “Revitalização da Bacia do Rio Capibaribe” juntamente com representantes da Compesa, Fiepe, e CPRH, que teve como moderador Marcelo Asfora (Dipes/Fundaj).

O evento foi concebido como um espaço para reunir trabalhos científicos; debater a situação do Capibaribe e congregar os interessados, comunidade científica e sociedade civil, a somar esforços em defesa do rio. Além de ser uma forma de celebrar o Dia do Rio Capibaribe, instituído por lei estadual de 2010 em 24 de novembro. Nesta data, mais de 30 barcos, além do barco-escola da Prefeitura do Recife, saindo do Marco Zero em percurso pelo Rio Capibaribe.

O evento será ainda um espaço privilegiado para troca de experiências e apresentação de trabalhos científicos, tanto na forma oral quanto em sessões de pôsteres. São mais de 30 trabalhos de estudantes, professores e pesquisadores em diversas áreas do conhecimento relacionadas com o Sistema Estuarino do Rio Capibaribe.

Completaram a programação as apresentações culturais, sarau de poesias, exibição do documentário “Capibaribe: do nascente à foz” e da mostra fotográfica “Capibaribes”, do advogado Canário Caliaris; e exposição “Capibaribe em postais”.