Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 21/12/2018 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Vero comea nesta sexta-feira (21/12)

Apac informa que o verão começa na sexta, dia 21 de dezembro. Esta data corresponde ao fenômeno do solstício de verão, onde parte do planeta, neste caso o hemisfério sul, fica mais iluminado pelos raios solares que o hemisfério norte. Assim, enquanto o verão acontece por aqui, o inverso ocorre na porção norte do planeta, caracterizando o inverno desta região.  Isto acontece devido ao movimento de translação e pela inclinação da Terra em relação ao Sol, que causam essa diferença de insolação.


Por se tratarem de eventos astronômicos, as estações do ano possuem datas específicas para ocorrer, que podem ser definidas através de cálculos astronômicos. No Nordeste do Brasil (região inserida nos trópicos) essas variações de insolação, não são percebidas, pois os raios solares continuam a incidir, em média, na mesma proporção. Logo, um termo mais apropriado para se utilizar é a estação seca ou chuvosa de cada região, as quais são perceptíveis.


Cada região possui sua estação seca ou chuvosa. Enquanto o verão está compreendido na estação seca da Região Metropolitana de Recife (RMR), o mesmo não pode ser dito para o Sertão Pernambucano, onde suas chuvas (cerca de 300 mm por mês) caem essencialmente durante o verão. As temperaturas neste período atingem normalmente 40ºC no Sertão, 37ºC no Agreste e 35ºC na Zona da Mata e RMR.