Publicado em 28/12/2018 | Categoria: Meteorologia

Informe climático – 1º trimestre 2019

A previsão climática sazonal para o período de janeiro, fevereiro e março/2019 (JFM) foi baseada nas análises dos campos globais dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical e da atmosfera, bem como nos resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o referido trimestre.

Os modelos climáticos indicam a previsão de “El Niño” fraco e, de acordo com estudos científicos, a precipitação do Nordeste em anos de El Niño fraco é modulada pelas condições do Oceano Atlântico, as quais se mostram favoráveis às chuvas no Nordeste. Nesse período, os principais sistemas meteorológicos que causam chuvas em Pernambuco são os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) e Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Devido a grande variabilidade espacial das chuvas, podem ocorrer chuvas de forte intensidade, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento em um município e chuvas fracas no município vizinho. Por isso recomenda-se o acompanhamento das previsões diárias emitidas pela APAC.

Clique aqui e confira o informe na íntegra.