Publicado em 11/02/2019 | Categoria: Monitoramento Hidrolgico

APAC instala PCD em Barreiros

No mês de Janeiro, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), juntamente com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e da Defesa Civil Municipal, instalou uma PCD (plataforma de coleta de dados), no município de Barreiros.

O equipamento eletrônico é instalado na margem do rio, realizando a coleta de dados fluviométricos e pluviométricos, como nível do rio e volume de chuvas .A coleta de dados é feita via satélite e transmitidas em tempo real a cada 15 minutos, para o setor de hidrologia na sede da APAC.

As informações coletados são postadas no site institucional da APAC e repassados para a Defesa Civil, pelos técnicos em hidrologia. Segundo o hidrólogo Danilo Barros, esse equipamento é de extrema importância para o monitoramento do nível dos rios. E para a Defesa Civil, que a partir das informações coletadas no PCD, emitem alertas para a população em caso de emergência e prestam o socorro necessário.