Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 22/02/2019 | Categoria: Mais Notcias
Voltar

Pernambuco renova compromisso em prol do fortalecimento da gesto dos recursos hdricos

Com o foco cada vez mais voltado para o planejamento e a gestão da água, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos e da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), participou da 4ª Reunião de Fortalecimento da Gestão de Recursos Hídricos, realizada na última quinta-feira (21), pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília. Na ocasião, foi assinada uma carta de renovação dos compromissos contidos no Pacto Nacional pela Gestão das Águas, que é considerado um instrumento político estratégico para consolidar os sistemas de gerenciamento voltados para o setor. O encontro reuniu gestores de todo o país e contou com a participação da titular da pasta, Fernandha Batista, e da presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Suzana Montenegro.

 


CRÉDITO DAS FOTOS: Antônio Augusto Gondim / Banco de Imagens ANA

 

O documento assinado reitera a importância de pensar a segurança hídrica no Brasil, a partir do fortalecimento dos sistemas de gestão e da efetiva cooperação entre União e Estados. Ele trata, por exemplo, da promoção de diálogo permanente entre os órgãos com o intuito de compartilhar experiências exitosas; aprimoramento da gestão da infraestrutura hídrica existente; e busca assegurar disponibilidade e gestão sustentável da água e do saneamento para todos. Durante o evento, também foram abordadas novas oportunidades de articulação institucional, além de mecanismos para a consolidação dos órgãos gestores desses recursos nos estados.


O Governo do Estado já desenvolve programas junto à ANA, a exemplo do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), que é executado pela APAC e disponibiliza recursos para serem aplicados em ações e investimentos que possam contribuir com as diretrizes da Política Nacional de Recursos Hídricos.