Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 25/02/2019 | Categoria: Monitoramento Hidrolgico
Voltar

APAC participa de Oficina de Proteo Civil


Com o objetivo de explicar como funciona a elaboração dos avisos hidrológicos, meteorológicos e a previsão do tempo, meteorologistas e hidrólogos da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), estiveram presentes na Oficina de Proteção Civil, que ocorreu de 19 a 21 de fevereiro na Faculdade de Formação de Professor da Mata (FAMASUL), localizada na BR-101, Km 186, no município de Palmares –PE.


O evento teve como foco capacitar as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), porta-vozes da defesa civil em cada região, e orientar como prestarem à devida assistência a população, em caso de incidência de fatalidades, causadas por chuva forte e/ou transbordamento de rios. Além da defesa civil estadual e municipal, militares do Corpo de Bombeiros também estiveram presentes na capacitação.

 


César Augusto Mendonça, analista de recursos hídricos da APAC, destaca que o plano de capacitação em Defesa Civil, contou com um Mídia training, onde os representantes das  defesas civis municipais foram instruídos a  como se portarem diante da imprensa em caso de catástrofes, causadas por forte chuvas.  O treinamento de imprensa também apresentou uma cartilha sobre ações e dicas de prevenção que devem ser tomadas pela população.


Além de temas como: inundação e afogamento, proteção e defesa civil (Lei Nº12.608 de Fevereiro/16), plano de contingência, plano de contingência de barragens, gestão de abrigos, lona plástica e prestação de contas. Edvania Pereira, meteorologia da Apac, destacou a importância do acompanhamento da previsão do tempo e situação dos rios, disponível diariamente no site da APAC.