Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 12/03/2019 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

APAC realiza treinamento sobre Plataforma de Coleta de Dados

A APAC realizou nesta segunda e terça-feira, 11 e 12 de março, treinamento sobre novas Plataformas de Coletas de Dados (PCD) que serão instaladas em 19 municípios pernambucanos e na Ilha de Fernando de Noronha.


Os municípios contemplados são Santa Cruz, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, São José do Egito, Custódia, Sertânia, Belém de São Francisco, Floresta, Mirandiba, Parnamirim, Recife, Amaraji, Vicência, Vertentes, Venturosa, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Gravatá, Ibirajuba.


O equipamento é instalado na margem do rio, e realiza a coleta de dados fluviométricos e pluviométricos, como nível do rio e volume de chuvas. A coleta de dados é feita via satélite e transmitidas em tempo real a cada 15 minutos, para o setor de hidrologia na sede da APAC.


O treinamento teve objetivo de apresentar o novo modelo, o equipamento e qualificar os técnicos que irão trabalhar com o monitoramento dos dados das PCDs. Na ocasião, foram abordadas desde a parte de programação, aquisição de dados até a configuração do aparelho. A capacitação foi ministrada pela engenheira Fernanda Barreto, representante da empresa Campbell Scientific de São Paulo, que salientou a importância desse equipamento para uma coleta de dados mais eficaz.  


O diferencial dessas novas PCDs é o Data Logger (céu da PCD), ele é mais versátil para a extração de dados, faz a programação de tempo, mais eficaz na média de medição e intervalos. O investimento foi de 2 milhões e 200 mil reais e serão instalados 20 equipamentos.