Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 18/03/2019 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

APAC instala novo modelo de PCD no Espao Cincia na Abertura da Semana da gua

Na manhã desta segunda-feira (18), a Agência Pernambucana de Águas e Climas realizou a entrega oficial de novo modelo de Plataforma de Coleta de Dados (PCD) com tecnologia avançada ao Espaço Ciência Pernambuco, localizado no município de Olinda.


“O diferencial desse novo modelo de equipamento é o Data Logger (parte superior da PCD), que traz uma maior versatilidade para a extração e transmissão de dados como temperatura e umidade do ar. A partir desse novo modelo, o ajuste de programação pode ser realizado diretamente da APAC, sem a necessidade do deslocamento até o local da instalação, otimizando o trabalho e a velocidade das informações.” Explicou Suzana Montenegro, presidente da APAC.


O modelo mede a direção e velocidade dos ventos em dois níveis (2 e 10 metros), pressão atmosférica, umidade e temperatura do ar, chuva, radiação, umidade e temperatura do solo em 3 profundidades.


O Espaço ciência que dispunha de uma PCD meteorológica dos anos 90, recebe a nova PCD para que haja continuidade no monitoramento feito naquele ponto, evitando a perda de dados.


As informações coletadas servem para todas as instituições que trabalham com esse tipo de dados, para o desenvolvimento de estudos, auxiliando inclusive no funcionamento de modelos meteorológicos responsáveis pela previsão do tempo, além de complementar a rede de monitoramento meteorológico do Estado.


SEMANA DA ÁGUA


A entrega faz parte das ações que englobam a programação da semana da água no Espaço Ciência onde visitantes de todas as idades poderão participar de vinte oficinas e atividades especiais para celebrar a data e o uso consciente da água, como por exemplo demonstração de formas de como podemos ser sustentáveis e economizar nas contas mensais, na Casa Sustentável, separação de misturas e tratamento da água através da Eletrofloculação - experimento sobre a utilização da eletricidade na separação de uma mistura; Medindo a água da chuva - Construção de um pluviômetro caseiro usando materiais acessíveis; entre outras oficinas alusivas ao tema.


Além dessa programação, a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, APAC e Compesa realizarão no domingo (24) o Passeio Ciclístico “Caminho das águas” que fará percurso às margens do Rio Capibaribe, com saída do Marco Zero às 8horas da manhã.