Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 30/04/2019 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

APAC se rene com o CPRM para tratar sobre o Sistema de Alerta Hidrolgico

 

No dia 15/04, a presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Suzana Montenegro juntamente com a diretora de Regulação e Monitoramento, Crystianne Rosal, o Gerente de Monitoramento e Fiscalização, Gilberto Queiroz e o Meteorologista Coordenador da Sala de Alerta da instituição, Vinícius Gomes, estiveram presentes na Superintendência Regional de Recife (SUREG-RE).

 

O objetivo do encontro foi conhecer mais do Sistema de Alertas de Cheias da CPRM, que atende mais de 7 milhões de pessoas no país inteiro, conforme explicado pela pesquisadora em Geociências Keyla Almeida, responsável pelo Sistema de Alerta da Bacia do Rio Mundaú, que banha os Estados de Pernambuco e Alagoas.

 

Keyla ressaltou em sua apresentação a forma de funcionamento dos protocolos de ações que serão efetuados em situações de risco, muito deles são fundamentados em dados disponíveis nos modelos computacionais que são utilizados pela CPRM. A Defesa Civil sempre recebe esse acompanhamento hidrológico em conjunto com informações para que a mesma tome providências em relação à evacuação e isolamento das áreas atingidas.

 


Suzana Montenegro destacou que este é um trabalho muito importante e necessário, e que a parceria entre as empresas as tornam mais fortalecidas. “A CPRM, que não dispõe de meteorologistas, pode ser beneficiada com os modelos provisionais e radares meteorológicos que agências estaduais de clima como a APAC podem fornecer, enquanto a APAC, através da CPRM e de sua mão-de-obra qualificada, adquire expertise e estrutura para a realização de trabalhos similares ao que a CPRM faz com o seu Sistema de Alertas”, declarou.