Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 07/05/2019 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

APAC sedia Reunio Ordinria do Comit Consultivo do PSA Ipojuca

Ocorreu no auditório da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) na manhã desta terça-feira (07), a Reunião Ordinária do Comitê Consultivo – Programa de Saneamento Ambiental (PSA) da Bacia do Rio Ipojuca. Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Estado de Pernambuco, o programa é assinado pelo Governo do Estado, através da SEINFRA e tem como executores a Compesa, APAC e CPRH.


O projeto PSA Ipojuca iniciado em 2013, com previsão de conclusão em 2021, visa levar ações de saneamento ambiental para a bacia do rio Ipojuca localiza no eixo de desenvolvimento do interior do Estado, melhorando a qualidade da água do rio, através da ampliação da cobertura de esgotamento sanitário e dos índices de tratamento dos rejeitos, principalmente nos locais que margeiam o rio.



A APAC tem participação no programa através da realização de diversas ações, como a ampliação da rede de monitoramento hidrometeorológico do Estado, através da instalação de telepluviômetros, da rede hidrológica, a partir da instalação de Plataformas de Coleta de Dados (PCDS), restauração florestal de nascentes e cursos d’aguas da bacia do Ipojuca, fortalecendo a gestão de recursos hídricos com a implantação de sistema de outorgas na bacia, cadastramento de usuários do rio e o fortalecimento do COBH Ipojuca. Além da implementação dos Parques Ambientais, chamados Janelas para o rio, que visa chamar a atenção das pessoas quanto à presença e importância dos rios na cidade.


O comitê é composto por representantes da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Planejamento e Gestão (Seplag), Fazenda (Sefaz), Apac, Compesa, CPRH e Comitê de Bacia do Rio Ipojuca.