Publicado em 01/07/2019 | Categoria: Mais Notcias

APAC divulga informe e previso climtica para os meses de julho, agosto e setembro

Na climatologia das chuvas para os meses de julho, agosto e setembro foi observada a diminuição gradativa das chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata e, no Sertão, o início do período seco. Nesse trimestre, a precipitação média acumulada é de 593 milímetros na RMR, 373 milímetros na Zona da Mata, 197 milímetros no Agreste e 39 milímetros no Sertão. Considerando a precipitação média anual, esses valores correspondem a 29% do esperado para o ano na RMR, 28% Zona da Mata, 26% para o Agreste e apenas 8% para o Sertão.

As análises dos campos globais dos oceanos Pacífico Equatorial e Atlântico Tropical e da atmosfera, bem como, resultados de modelos numéricos e estatísticos da previsão climática para o trimestre Julho, Agosto e Setembro (JAS) indicam a continuidade do fenômeno “El Niño” com intensidade fraca e oceano Atlântico Sul, em particular, o litoral nordestino mais aquecido. Desta forma, a previsão para o trimestre julho, agosto e setembro é que o acumulado de chuva deverá ficar dentro da climatologia no setor leste de Pernambuco.

Ressalta-se que podem ocorrer chuvas fortes e concentradas em poucas horas, em particular, nas áreas da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata.

Clique Aqui e Confira a Previsão completa para o trimestre