Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 23/08/2019 | Categoria: Monitoramento Hidrolgico
Voltar

Tcnicos da APAC realizam medio de vazo no Rio Paratibe

Os técnicos em Hidrometeorologia da APAC, Danilo Barros, Cesar Mendonça e Cicero Antônio, realizaram mais uma medição de vazão na Bacia Hidrográfica GL1 do Rio Paratibe, localizado na cidade de Paulista. As medições são realizadas pela APAC no mesmo dia e turno que a CPRH faz a coleta/analise da qualidade de água e faz parte do Programa o Qualiagua.

 

Vazão é o volume de água que passa por uma determinada seção de um rio, para que tal medição seja realizada são utilizados medidores acústicos tipo ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler), que permitem medir a velocidade em vários pontos ao longo de um rio em muito menos tempo. Além disso, estes instrumentos comunicam-se diretamente a microcomputadores, transferem os dados de velocidade e calculam a vazão automaticamente, reduzindo substancialmente o tempo necessário para preencher planilhas no campo e para digitar estes dados, posteriormente, no escritório.

 

Os dados obtidos nas medições que são realizadas a cada três meses podem auxiliar na liberação de Outorgas do uso da água para o abastecimento, na analise da quantidade de sedimentos, e poluentes contaminantes na água.

 

Atualmente a APAC possui Oito pontos monitorados, sendo eles: Rios Paratibe na cidade de Paulista, Beberibe na cidade do Recife e Timbó na cidade de Abreu e Lima ambos na Bacia Hidrográfica GL1. Rio Capibaribe na cidade de São Lourenço da Mata na Bacia do Rio Capibaribe. Rio Ipojuca na cidade de Ipojuca na Bacia Hidrográfica de mesmo nome. E Rio Una na cidade de Água Preta, Rio Panelas na cidade de Catende e Rio Pirangi na cidade de Jaqueira ambos na Bacia Hidrográfica do Rio Una.

 

*O Programa Qualiágua teve inicio na APAC no mês de maio do ano de 2017, ficando a Gerência de Monitoramento e Fiscalização responsável pelas medições de vazão dos pontos selecionados. O programa configura-se em medições de vazão realizadas concomitantemente com as de coleta de água para analise de sua qualidade.