Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 29/10/2019 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

APAC em parceria com HCP promove palestra sobre Cncer de Mama


Na manhã desta terça-feira (29), Kleres Luciana, nutricionista do Hospital de Câncer de Pernambuco – HCP , em alusão à Campanha - Outubro Rosa, palestrou no auditório da APAC sobre a importância do diagnostico precoce do câncer de mama e ginecológico.


Kleres ressaltou que atualmente ainda existe a associação de câncer a morte e que para isso seja superado, é preciso falar sobre o câncer. “É uma coisa que tem que ser falada, antigamente se tinha muito na cabeça que câncer não tem cura, algumas pessoas nem falavam a palavra câncer  e nem chegava perto de portadores da doença, porque pensavam que era transmissível (...) Mas não é assim, se detectado no inicio, mais fácil será o tratamento e mais rápida a recuperação”.


Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, em 2018 as mulheres apresentaram 29,5% de câncer de mama no Brasil, sendo 2.680 casos em Pernambuco e 2.770 em Recife. Apesar de homens representarem 1% dos casos, a médica destaca que apesar de ser raro, o câncer de mama masculino existe, e precisa  uma vez que a estrutura da mama de mulheres e homens são as mesmas, mudando apenas o nível de desenvolvimento. Assim, a recomendação para ambos é a mesma, caso haja suspeita, deve-se procurar um médico para que o laudo seja dado corretamente.


Na palestra também se abordou temas como: tipos de câncer, sintomas e sinais, fatores de risco e de prevenção, indicação de exames e tratamentos de acordo com a faixa etária, tipos de terapia, amamentação como fator de proteção e prevenção; e o conjunto de boa alimentação e hábitos que ajudam a fortalecer o organismo e podem evitar o surgimento de doenças.


Finalizando a ocasião lembrando a importância das mulheres conhecerem seu próprio corpo, se olhando  e assim se ajudando. Além de participar de palestras e eventos sobre o combate ao câncer de mama e ginecológico.