Publicado em 13/11/2019 | Categoria: APAC em destaque

VI Encontro Formativo Nacional de Educao Ambiental para a Gesto de guas realizado em Braslia

A APAC participou do VI Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para a Gestão de Águas, realizado nos dias 11 e 12 de Novembro, pela Agência Nacional de Águas (ANA), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), na sede da ANA, em Brasília. Este evento tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os participantes para a formulação e implantação de estratégias de educação ambiental de modo a contribuir para a implementação de diretrizes e prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos com horizonte entre 2021 e 2040.

O VI Encontro Formativo se propõe a fomentar discussões para fortalecer ações de educação ambiental junto aos comitês de bacias hidrográficas e demais integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). Nesse evento na sede da ANA, em Brasília, foi dado destaque para os planos de bacias e demais instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) também apoiou o Encontro.

No primeiro dia do evento, aconteceram trabalhos em grupo e a mesa redonda com o tema “Perspectivas e desafios da educação ambiental, capacitação e mobilização social no novo Plano Nacional de Recursos Hídricos”. Na terça-feira, 12, foram realizadas três oficinas temáticas sobre: revitalização de bacias hidrográficas, indicadores de monitoramento e avaliação de educação ambiental, além de capacitação e educação ambiental no novo Plano. No encerramento, houve uma mesa redonda sobre “Encaminhamentos para a construção do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (2021-2040)”.