Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 17/02/2020 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Apac divulga Monitor de Secas do ms de Janeiro


Pernambuco apresentou uma grande variabilidade pluviométrica no mês de janeiro, com variação de aproximadamente 20 mm no Litoral a 250 mm no Sertão. Os maiores desvios negativos da média histórica foram observados no Litoral. A semelhança do que ocorreu na Paraíba, de acordo com os indicadores de curto prazo, houve um avanço das áreas sob seca grave (S2) e moderada (S1) no setor leste do Estado, sobrepondo a área de seca fraca existente em dezembro de 2019. No Sertão do Estado (porção oeste), com o período chuvoso, houve um recuo da seca grave (S2) que abrange o Sertão do Araripe, Central e Pajeú, e também redução da seca extrema (S3) no Sertão de São Francisco. Os impactos continuam de curto prazo (C) no extremo leste, e de curto e longo prazo (CL) no restante do Estado.

 

O MONITOR DE SECAS é um processo de acompanhamento mensal da seca, realizado pelos estados e sob a coordenação da Agência Nacional de Águas (ANA), colaboração também do CPTEC/INPE, o CEMADEN e o INMET e das seguintes instituições estaduais: Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA/PB), Empresa de Pesquisa Agropecuária (EMPARN/RN), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA/BA), Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (NuGEO/UEMA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (SEMARH/SE), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS-SE), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH/AL), Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (SEMARH/RN), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA/MA) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR/PI), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER-ES), Defesa Civil - ES e Instituto Mineiro de Gestão de águas (IGAM-MG).

 

Na APAC, os autores representantes do Monitor de Secas são os Meteorologistas: Maria Aparecida Fernandes Ferreira, Roberto Carlos Gomes Pereira, Edvânia Pereira dos Santos e Zilurdes Fonseca Lopes.

 

Os dados do Monitor de Secas podem ser acessados através do site: www.monitordesecas.ana.gov.br e pelo aplicativo “Monitor de Secas” disponível para download em aparelhos Android e IOS.