Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 20/02/2020 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

APAC participa da III Reunio Climtica e divulga informe e previso climtica para o perodo de maro, abril e maio 2020

Nesta terça e quarta-feira (18 e 19), a meteorologista Edvânia Pereira, representou a Agência Pernambucana de Águas e Clima, na III Reunião de Análise Climática para o Semiárido Nordestino que aconteceu na EmpaRN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN).



Estiveram presentes também meteorologistas da Paraíba, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, juntamente com representantes do INMET e por vídeo conferência os demais Estados do Nordeste e o CPTEC. Também participou do encontro a governadora do RN, Fátima Bezerra, que avaliou a reunião como algo positivo, ressaltando a importância desses encontros para o Nordeste, que tem um histórico de convivência com a seca.



Confira abaixo um resumo do informe e previsão climática para o período de março, abril e maio 2020


As distribuições temporais das precipitações nas mesorregiões de Pernambuco podem ser observadas na tabela:


 

A previsão climática sazonal para o período de março a maio/2020 (MAM) foi baseada nas análises dos campos globais dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical e da atmosfera bem como, nos resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o referido trimestre. A previsão climática para o próximo trimestre é que as chuvas deverão ser de normal a acima da média em todo o estado de Pernambuco.

 

A previsão indica grande variabilidade tanto espacial como temporal da chuva no Estado. No período de MAM os principais sistemas indutores de chuva são a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e também os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) que podem favorecer chuvas com intensidade fortes acompanhadas com trovoadas e rajadas de vento.

 

Para conferir o Boletim Completo, clique aqui