Publicado em 20/02/2020 | Categoria: APAC em destaque

APAC participa da III Reunio Climtica e divulga informe e previso climtica para o perodo de maro, abril e maio 2020

Nesta terça e quarta-feira (18 e 19), a meteorologista Edvânia Pereira, representou a Agência Pernambucana de Águas e Clima, na III Reunião de Análise Climática para o Semiárido Nordestino que aconteceu na EmpaRN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN).

Estiveram presentes também meteorologistas da Paraíba, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, juntamente com representantes do INMET e por vídeo conferência os demais Estados do Nordeste e o CPTEC. Também participou do encontro a governadora do RN, Fátima Bezerra, que avaliou a reunião como algo positivo, ressaltando a importância desses encontros para o Nordeste, que tem um histórico de convivência com a seca.

Confira abaixo um resumo do informe e previsão climática para o período de março, abril e maio 2020

As distribuições temporais das precipitações nas mesorregiões de Pernambuco podem ser observadas na tabela:

A previsão climática sazonal para o período de março a maio/2020 (MAM) foi baseada nas análises dos campos globais dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical e da atmosfera bem como, nos resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o referido trimestre. A previsão climática para o próximo trimestre é que as chuvas deverão ser de normal a acima da média em todo o estado de Pernambuco.

A previsão indica grande variabilidade tanto espacial como temporal da chuva no Estado. No período de MAM os principais sistemas indutores de chuva são a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e também os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) que podem favorecer chuvas com intensidade fortes acompanhadas com trovoadas e rajadas de vento.

Para conferir o Boletim Completo, clique aqui