Publicado em 19/01/2011 | Categoria: APAC em destaque

Construo de barragens comea at o fim do ano

O edital para a elaboração dos projetos de construção de barragens em bacias hidrográficas da Mata Sul ainda não está pronto. Os recursos – R$ 650 milhões – foram solicitados no mês de outubro pelo governador Eduardo Campos à União e deverão ser liberados pelo Ministério da Integração Nacional. As obras deverão conter a água dos rios e evitar enchentes.

A previsão da Secretaria de Recursos Hídricos é que o documento seja concluído ainda no primeiro trimestre de 2011. Serão construídas duas barragens no Rio Mundaú, abrangendo as cidades de Brejão e Bom Conselho, cinco no Rio Una, nos municípios de Panelas, São Benedito do Sul, Palmares, Cupira e Lagoa dos Gatos, e uma em Barra de Guabiraba, no Rio Sirinhaém.

O processo licitatório para os projetos executivos deverá durar todo o primeiro semestre. Em seguida, será lançado novo edital para a contratação das empresas que irão construir as barragens. A previsão é que as barragens só comecem a ser erguidas no fim do ano. “Estamos trabalhando para fazer tudo o mais rápido possível”, disse a gerente de infraestrutura da Secretaria de Recursos Hídricos, Lorenza Leite.

Extraído do caderno de cidades do Jornal do Commercio do dia 19/01/2011.