Publicado em 10/03/2011 | Categoria: Informe/Agenda

Semana da gua une cincia e diverso para conscientizar

Que a água é essencial à vida todos sabem, mas nem todo mundo se preocupa em contribuir para a preservação desse recurso natural finito. Investindo nas crianças e jovens como multiplicadores da mensagem de conscientização sobre a importância de cuidar dos recursos hídricos, o governo de Pernambuco realiza a Semana da Água, de 21 a 25 de março, para atender a 12 mil alunos de 4ª a 6ª série do ensino fundamental. O evento terá programação no Recife (Espaço Ciência ), Caruaru (Universidade Federal de Pernambuco-Campus Agreste) e, pela primeira vez, também em Petrolina (Círculo Militar).

A iniciativa da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE/PE), Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) traz para os estudantes uma programação repleta de atrações como teatro, experimentos, jogos lúdicos, oficinas, exposições e maquetes, que além de ensinar melhores maneiras de utilizar água, mostra a necessidade de racionalizar o uso. A programação será oferecida todos os dias, no período da manhã e tarde.

Visando facilitar o acesso dos alunos de escolas públicas (estaduais e municipais) das cidades atendidas pelo evento, a organização irá disponibilizar transporte gratuito. A marcação para a visita deverá ser feita pelo professor que irá acompanhar a turma de alunos durante o evento. Ao todo, serão disponibilizados ônibus para 30 escolas públicas em Caruaru e mais 30 em Petrolina, além de 80 instituições de ensino do Recife e dos municípios de Olinda, Paulista, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes.

As instituições que já possuírem transporte ou escolas particulares interessadas em participar do evento também devem fazer o agendamento. No Recife a visita é marcada pelo Espaço Ciência, através do telefone 3183.5531. Já em Caruaru e Petrolina, o agendamento deve ser feito pelo site. O agendamento pode ser feito a partir do dia 14.03 até o encerramento das vagas, através do endereço www.semanadaagua.pe.gov.br.

A Semana da Água é um evento em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1992. Este ano, o evento em Pernambuco tem apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) através do qual será trabalhada junto às crianças visitantes do evento, a importância da água e sabão na lavagem das mãos como medida simples para combater doenças e preservar a saúde.

Na organização do evento são parceiros o Espaço Ciência (Recife), a UFPE - Centro Acadêmico do Agreste (Caruaru) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Espaço de Ciência e Cultura. Diversas instituições cederam atrações para o evento, como a Prefeitura da Cidade do Recife, Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), Asa Indústria e Comércio, Secretaria de Saúde de Caruaru, Fundação de Cultura de Caruaru, Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Uneb (Universidade do Estado da Bahia), Secretaria de Educação de Petrolina e Rotary Club.

PROGRAMAÇÃO:

RECIFE

- Vídeo em telão na entrada

- Pavilhão, exposição e experimentos sobre água e recursos hídricos (maquetes, bacia sanitária etc.)

- Oficina de hidrômetros da Compesa

- Saída do pavilhão: unidade de reflorestamento e mudas

- Trilha ecológica: manguezal/diagnóstico ambiental/jogo do manguezal

- Área da água: molécula, canhão de água, mergulhador, água no corpo, hidroelétrica