Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 29/03/2011 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Semana da gua: programao ensina a cuidar dos recursos hdricos

O banheiro é responsável por aproximadamente 70% de todo o consumo de água em uma residência. Dessa forma, medidas simples como manter o chuveiro fechado na hora do banho enquanto ensaboa o corpo, manter a torneira fechada ao escovar os dentes e controlar o tempo de descarga, farão a diferença no final do mês. Significam economia no final do mês e uso racional da água.

As atitudes que podem trazer benefícios para as famílias e gerações futuras estão sendo apresentadas na Semana da água. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e acontece simultaneamente municípios de Petrolina, Caruaru e Recife.

Em Petrolina, a Semana da Água, conta com apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Na programação estão previstas a realização de oficinas, exposições, jogos, teatro, experimentos, entre outras atividades que ensinarão de forma prática e divertida como economizar e zelar pela água.  As atividades acontecem no Círculo Militar, nos horários da manhã e tarde, até sexta-feira (25)

O gerente de articulação e comunicação da Agência Pernambucana de Águas e Clima, José Calazans Neto, lembrou que no estado de Pernambuco a oferta de água é escassa, o que exige um trabalho focado justamente na educação para o uso racional e até mesmo a reutilização da água. “O problema todo é que a gente vê mau uso da água e o reuso que não é feito. Com a reutilização há possibilidade de aproveitar água de chuva. Até fábricas podem reutilizar a água pra limpeza. Temos uma programação com intuito didático-pedagógico”, destacou.

Para atender os estudantes o Exército montou tendas onde os parceiros apresentam experimentos, maquetes e distribuem panfletos informativos. A expectativa da organização é que durante toda a semana os estandes sejam visitados por  público de 2 mil estudantes, entre a 4ª e 6ª série do ensino fundamental da rede pública e particular de ensino. São estudantes de escolas que se cadastraram no site do evento (www.semanadaagua.pe.gov.br).

As estudantes Vanessa Aparecida, e Juliana Batista, ambas residentes no N-6 do projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, estavam bastante animadas com a visita e demonstraram satisfação com as informações recebidas. Vanessa elogiou o estande do Exército com espécies da vegetação da caatinga. Juliana lembrou que a comunidade onde mora não consome água tratada. “Temos que usar cloro, então já é uma preocupação nossa com a água. Com certeza, depois do dia de hoje, se eu já era cuidadosa, vou ficar ainda mais”, disse.

 

ÁGUA - A semana alusiva ao dia da água é resultado de uma provocação da Organização das Nações Unidas (ONU) que designou o dia 22 de março de cada ano como o dia mundial da água. A cada ano o dia mundial da água realça um aspecto específico da água doce. Neste ano o tema enfoca os desafios gerados pelo aumento da população nas cidades que provoca escassez dos recursos hídricos, contaminação das águas através de atividades urbanas e muitas vezes apresenta deficiências no manejo das águas.