Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 19/08/2011 | Categoria: Informe/Agenda
Voltar

Tempo seco na maior parte do pas no afeta Pernambuco

A massa de ar seco que tem se mantido sobre a maior parte do país nos últimos dias, reduzindo a umidade relativa do ar a índices alarmantes em algumas cidades das regiões Centro Oeste e Sudeste, não afeta o estado de Pernambuco.

No Sertão, o ar seco decorrente da falta de chuva tem uma causa distinta. Os movimentos predominantes da atmosfera promovem a descida do ar nesta área. Este movimento descendente aquece o ar, diminuindo, assim, sua umidade relativa. Além disso, as altitudes elevadas do Agreste barram os ventos úmidos que sopram do mar e, por consequência, dificultam a ocorrência de chuva. Esses ventos úmidos são os responsáveis pelo grande volume de chuva que comumente se observa, durante o inverno, no Litoral e na Zona da Mata, e que ajudam a manter o teor de umidade em níveis altos nessas regiões durante todo o ano.