Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 22/09/2011 | Categoria: Informe/Agenda
Voltar

Congresso Mundial da gua reunir cerca de 800 pessoas em Pernambuco

 

XIV World Water CongressComo gerenciar a água hoje pensando também no futuro? Esta é a questão que vai reunir pesquisadores e estudiosos de todas as partes do mundo, a partir deste domingo (25.09), em Porto de Galinhas. O Congresso Mundial da Água (World Water Congress) será realizado pelaInternational Water Resources Association (IWRA) em conjunto com o governo de Pernambuco, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE/PE) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre outros parceiros.

 

Nesta edição, o evento, que é realizado de três em três anos, vai contar com cerca de 800 participantes. "Estamos muito honrados em ser a primeira sede deste encontro aqui na América do Sul. A reunião de técnicos, gestores e pesquisadores vindos de tantas partes do mundo, nos mostra que a necessidade de fazermos um bom gerenciamento da água virou uma preocupação global", destacou o secretário executivo de Recursos Hídricos e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Almir Cirilo.

 

Para orientar as discussões, o congresso foi dividido em quatro temas: gerenciamento adaptativo da água; recursos hídricos e mudança global; governança e as leis da água; sistemas de conhecimento. Entre os assuntos discutidos estão o desenvolvimento sustentável, a utilização de serviços ambientais, os impactos das mudanças climáticas no uso da água para produção de alimentos, a gestão dos recursos hídricos e a segurança energética, o controle da poluição hídrica, o direito humano à água, as inovações para o gerenciamento adaptativo da água, entre outros. A abertura do evento será no dia 25 e a programação técnica vai do dia 26 a 29, com sessões orais e plenárias.

 

O Congresso Mundial da Água será realizado simultaneamente com o 10º Silusba (Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa), evento bianual que reúne países lusófonos.

 

Nas águas de Pernambuco

Além de ser um dos realizadores do evento, o governo de Pernambuco estará presente num estande composto pelos órgãos com atuação no setor hídrico: a SRHE, Compesa e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). No estande, estarão disponíveis as principais informações sobre as ações desenvolvidas pelo estado na área de recursos hídricos, como a implantação do Projeto de Sustentabilidade Hídrica (PSHPE), que vai investir na expansão dos serviços de abastecimento de água e melhoria da eficiência operacional da Compesa; a instalação de dessalinizadores em localidades rurais; os modernos sistemas de monitoramento hidrometeorológico e a construção de barragens na Mata Sul para controlar os impactos causados pelas enchentes na região.

 

A gestão adaptativa da água para garantir os usos múltiplos é um assunto prioritário para Pernambuco já que, de acordo com a Agência Nacional de Águas - ANA (2006), o estado tem a pior disponibilidade hídrica per capta do Brasil. Na região Agreste, está a situação mais preocupante, com pouco mais de 800m3 água por habitante ao ano. Por isso, já estão em curso grandes projetos como a Adutora do Agreste, uma obra grandiosa que terá 1.300 quilômetros de extensão para levar água do rio São Francisco para a região agreste.

 

Além das obras, as ações de gerenciamento dos recursos hídricos disponíveis é outro ponto chave. "Criamos a Apac para fortalecer institucionalmente o setor e com o PSHPE estamos investindo também na redução e controle de perdas, um dos nossos grandes desafios para  darmos mais eficiência ao abastecimento e garantirmos água para os pernambucanos de hoje e do futuro", ressaltou Cirilo.

 

Serviço:

XIV Congresso Mundial da Água (XIVth World Water Congress)
De 25 a 29 de setembro  (25/09 - Cerimônia de Abertura  |  26 a 29/09 - parte técnica)
Enotel Resort - Porto de Galinhas - Ipojuca/PE

http://www.worldwatercongress.com/