Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 23/09/2011 | Categoria: Meteorologia
Voltar

Nesta sexta-feira dia 23/09, teve incio a primavera

 

Características Gerais

Nesta sexta-feira, 23 de setembro de 2011, às 6h04, começou a primavera, que é normalmente conhecida como estação das flores. Com sua chegada, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas no estado de Pernambuco. A estação marca o período de transição entre as estações chuvosa e seca, principalmente, no setor leste do estado. O sertão já se encontra na estação seca, e no final da primavera, começa o período da sua pré-estação chuvosa.

Entenda por que é primavera

O horário em que a estação começa tem mais relação com a astronomia do que com a meteorologia. Isso porque, exatamente às 6h04, os dois hemisférios da Terra receberão a mesma quantidade de energia vinda do Sol.Todas as cidades do planeta terão um fotoperíodo de 12 horas em todas as latitudes. Nos pólos, porém, o centro do disco solar cruza o plano do horizonte no momento do Equinócio, anunciando o início do período anual  de iluminação no Pólo Sul (e o fim desse período do Pólo Norte).O hemisfério Sul começará a receber mais energia que o hemisfério Norte quando, em 22 de dezembro, às 3h30, chegará ao máximo de energia vinda do Sol, enquanto que o hemisfério Norte receberá a menor quantidade de energia. Será o fim da primavera e o começo do verão no Brasil.Esse período é conhecido na meteorologia como Equinócio de Primavera no Hemisfério Sul e Equinócio de Outono no Hemisfério Norte. Ou seja, o Sol se encontra culminando zenitalmente em um ponto do Equador.