Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 21/01/2012 | Categoria: Meteorologia
Voltar

APAC monitora alteraes meteorolgicas ocorridas nos ltimos dias


Os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) que penetram na região Nordeste do Brasil formam-se no oceano Atlântico, principalmente entre os meses de novembro e março, e sua trajetória normalmente é de leste para oeste, com maior frequência entre os meses de janeiro e fevereiro. O tempo de vida desses sistemas varia em média, entre 7 a 10 dias.


Os VCANs são um conjunto de nuvens que, observado pelas imagens de satélite, têm a forma aproximada de um círculo girando no sentido horário. Na sua periferia há formação de nuvens causadoras de chuva e no centro há movimentos de ar de cima para baixo (subsidência), aumentando a pressão e inibindo a formação de nuvens.


Pernambuco está sobre a influência deste sistema desde a sexta-feira, dia 13 de Janeiro de 2012. A APAC esteve monitorando o sistema 24h por dia, no entanto, não houveram chuvas significativas até a quarta-feira, dia 18 de janeiro. Nos dias 19 e 20 de janeiro, foram emitidos dois alertas, o primeiro dia para o litoral onde choveu 140 mm em Goiana, e 99mm em Barreiros, e sexta-feira em que choveu 40mm na PCD do Assentamento de Olho D’água do Felix, no entanto há possibilidade de que haja maiores acumulados no decorrer do final de semana.


Na sexta-feira dia 20 realizou-se um plantão de 24 horas para o monitoramento do sistema e no sábado dia 21 e domingo dia 22 a APAC está de prontidão para alertar os órgãos competentes sobre a iminência de intensificação. As defesas civis do Agreste ao Litoral já foram avisadas sobre a possibilidade de chuvas fortes nestas regiões desde o dia 20 podendo se estender durante a madrugada de domingo, dia 22.