Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 30/01/2012 | Categoria: Informe/Agenda
Voltar

Governador autoriza incio da construo da barragem Serro Azul

enchente_1.jpgO governador Eduardo Campos assinou nesta sexta-feira (27.06), às 10h, em Palmares, a ordem de serviço para a construção da maior e mais importante obra destinada a fazer o controle de cheias na Mata Sul: a barragem Serro Azul, na bacia do rio Una. A obra será realizada através da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos do estado (SRHE) e vai receber investimentos de R$ 246 milhões, sendo parte vinda do governo federal e a outra parte de recursos do próprio estado.

A barragem Serro Azul será a 5a. maior de Pernambuco, com capacidade de acumulação total de 303 milhões de metros cúbicos de água. O maciço (paredão) do reservatório terá 1.012 metros de extensão com 65 metros de altura. O lago que ela vai formar ocupará áreas dos municípios de Palmares(4,34km2 - 1,28% do município), Catende (2,99 km2 - 1,44% do município) e Bonito (1,74km2 - 0,4% do município), num total de 907 hectares. A obra tem prazo de execução de 18 meses.


Medidas mitigadoras serão adotadas com o objetivo de minimizar os impactos ambientais da obra e permitir também a preservação da fauna, da flora e de outras riquezas naturais, como as cachoeiras de Bonito que não serão afetadas pela construção da barragem. Serro Azul se destina prioritariamente ao controle de cheias e vai operar a maior parte do tempo com apenas um terço do volume total, sendo utilizada em sua plena capacidade apenas na ocorrência de um período de chuvas mais intenso na região.

Devido à dimensão da obra, 460 propriedades deverão afetadas. Por isso, já está em funcionamento um escritório, ao lado da Usina Serro Azul - na zona rural de Palmares - para cuidar do processo de indenizações. O escritório foi instalado próximo às comunidades afetadas para permitir o fácil acesso e dar mais transparência às negociações. A retirada das famílias e o processo de indenização envolve equipes de profissionais do Iterpe (Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco) que está coordenando o processo de negociações do valor das propriedades e benfeitorias passíveis de indenização e do Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco), responsável pela avaliação dos imóveis e emissão dos laudos técnicos que dão base ao cálculo dos valores.

Para fazer o controle de cheias na Mata Sul, o governo de Pernambuco projetou um conjunto de cinco barragens, sendo quatro na bacia do rio Una e uma na bacia do rio Serinhaém. Além de Serro Azul, que agora começará a ser construída, as barragens de Gatos, em Lagoa dos Gatos, e Panelas II, em Cupira, ambas na bacia do Una, já estão com obras em andamento. As barragens de Igarapeba, em São Benedito do Sul, também na bacia do Una, e a barragem de Barra de Guabiraba, no município de mesmo nome, na bacia do Serinhaém, estão na fase final de elaboração de projeto e, em breve, começarão a ser construídas. O investimento nesse conjunto de obras está estimado em mais de R$ 500 milhões.