Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 06/02/2012 | Categoria: Informe/Agenda
Voltar

Funase, Compesa e APAC premiam mostra fotogrfica "guas que Passam"

 

prem1

O adolescente R.B.S, de 11 anos foi o vencedor do concurso de fotografia da mostra “Águas que Passam”, composta por 22 imagens do Sistema Pirapama, tiradas por adolescentes da Funase/Jaboatão dos Guararapes. Ele clicou o registro da água jorrando na descarga de fundo da Barragem de Pirapama, Cabo de Santo Agostinho e recebeu como prêmio uma máquina fotográfica, das mãos do presidente da Compesa, Roberto Tavares, durante cerimônia marcada por muita emoção, ocorrida em um auditório lotado, na sede da companhia na avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro.

“Não esperava ser o escolhido, tinha muitas fotos bonitas e poderia ser a de qualquer um de nós”, afirmou o jovem fotografo, ao se referir as 22 fotos selecionadas que resultaram na exposição, que ficou em cartaz durante uma semana na sede da Compesa e que foram votadas por funcionários e visitantes. Muito tímido, ele disse que o prêmio servirá de estimulo para seguir a carreira de fotografo e que a visita ao Sistema Pirapama foi uma experiência muito proveitosa. 

Além da premiação, os 22 adolescentes fizeram sua primeira apresentação pública como coralistas. Eles cantaram várias músicas com a temática da água e fizeram uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, com o clássico “Asa Branca”. Os garotos cantaram algumas canções ao lado do Coral “Águas do Prata”, formada por funcionários da Compesa, e que serviu de inspiração para os meninos, ao assistirem a um ensaio do grupo. 

Como os adolescentes emocionaram e foram aprovados pelo público, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, anunciou que a empresa irá ajudar à Funase a manter acesa a idéia e apoiará as atividades musicais do grupo, seja por meio de um coral ou de uma orquestra, similar ao projeto da Orquestra Cidadã, que abriga talentos de jovens da comunidade do Coque, no Recife.“Ficaria muito triste se esse trabalho acabasse hoje. Quero ver futuramente os frutos deste projeto que pode gerar inclusão social”,afirmou Tavares. Já o presidente da Funase, Alberto Vinicius, agradeceu a ação da Compesa em dar uma oportunidade aos adolescentes em exercerem a cidadania.

O presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima, Marcelo Asfora, falou em seguida, enaltecendo a importância daquele momento e do incentivo e apoio que todos estavam dedicando aos adolescentes e crianças da Funase-Case. Classificando o trabalho desenvolvido por todos os adolescentes presentes como magnífico, ele conclamou os presidentes da Compesa e Funase e a presidente da CEPE, a escritora Leda Alves, a fazerem um momento de reverência aos garotos da Funase, num instante mágico e simbólico do evento de premiação da exposição “Águas que Passam”.

Mais uma vez,o presidente da Compesa pediu a palavra e acrescentou que ainda como contribuição para ajudar esses jovens a encontrarem uma perspectiva de vida, a Compesa já disponibilizou duas vagas de estágio para os adolescentes da Fundação com melhor desempenho escolar. “Pode parecer pouco, mas é um começo para que outras empresas também adotem a mesma iniciativa, gerando oportunidades de crescimento pessoal e desenvolvimento profissional”,complementou. A Compesa também vai usar as 22 fotos dos garotos da Funase como ilustrações para uma agenda da companhia, como forma de divulgar e incentivar o trabalho dos adolescentes. 

A Funase-Case Jaboatão dos Guararapes é considerada um dos três melhores Cases entre as unidades de todo o País, apontada pelo Conselho Nacional de Justiça, sendo um modelo de execução do estatuto da Criança e do Adolescente, devido a sua gestão diferenciada de ressocialização do acolhido.