Publicado em 08/02/2012 | Categoria: Informe/Agenda

APAC participou do 1 Seminrio Internacional de Defesa Civil de Pernambuco

dc_seminario

Tendo como tema "Defesa Civil e a Prevenção como Ferramenta para redução de desastres", o Governo do Estado, através da Secretaria da Casa Militar, realizou  o 1º Seminário Internacional de Defesa Civil de Pernambuco, que começou nesta segunda 06 e foi até quarta-feira 08, no Mar Hotel, em Boa Viagem. O objetivo da reunião é a troca de experiências entre defesas civis de várias localidades para serem aplicados em âmbito federal, estadual e municipal.

A programação incluiu palestras de técnicos japoneses que atuaram no enfrentamento dos efeitos de terremotos e tsunamis. O Departamento de Tecnologia da Nexco-East Tóquio, empresa responsável pela construção de estradas no país, participou do evento, bem como integrantes das equipes de Prevenção de Desastres e Gerenciamento de Riscos da HQ Tóquio, concessionária responsável pelas operações de reconstrução em território japonês. O Secretário da Casa Militar, Cel Mário Cavalcanti, ressaltou a importância desse intercâmbio com os japoneses no sentido de conhecer os métodos utilizados em um país acostumado a lidar com casos extremos de catástrofes naturais de forma eficiente a reduzir riscos e danos.

A APAC - Agência Pernambucana de Águas e Clima esteve representada por seu diretor-presidente, o engenheiro Marcelo Asfora, que detalhou o funcionamento do Sistema de Previsão e Alerta de Enchentes, conjunto de planos e diretrizes que possibilitam ao Estado agir com eficácia na antecipação dos desastres naturais. Por meio de redes de monitoramento hidrológico e meteorológico em tempo real que se combinam para fornecer informações importantes, é possível ampliar significativamente o nível de precisão das ações preventivas e de contenção. Asfora destacou a importância dessa atividade contínua de monitoramento de rios e reservatórios, bem como o acompanhamento do deslocamento das massas de ar, durante o período chuvoso de 2011, contribuindo para uma atuação coordenada e bem-sucedida por parte da Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco.

Representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil e da Escola de Defesa Civil do Rio de Janeiro também participaram do evento. O Governo do Estado de Pernambuco trabalha na elaboração de um manual permanente de procedimentos de resposta a desastres naturais, para utilização nos municípios pernambucanos e até por outros estados, servindo como subsídio básico para emergências. O seminário antecipa o a época de aumento de precipitações pluviométricas em Pernambuco, qualificando e integrando ainda mais seu efetivo para eventuais dificuldades que podem aparecer com o período chuvoso.