Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 09/03/2012 | Categoria: Meteorologia
Voltar

Tempestade solar gera impactos na atmosfera

tempestade solar

Na manhã desta quinta-feira (08 de Março de 2012), entre às 3h e 7h da manhã, no horário de Brasília, uma forte tempestade solar atingiu a Terra, com potencial para afetar redes elétricas, satélites de navegação GPS e rotas de aviões.

As partículas solares chegaram à Terra com velocidade entre 6,4 a 7,2 milhões de quilômetros por hora, de acordo com os cientistas do centro meteorológico americano US National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA, sigla em inglês).

Segundo especialistas em meteorologia dos Estados Unidos, a tempestade é provavelmente a mais forte  dos últimos seis anos.

Imagens das regiões do Sol onde as explosões ocorreram revelam uma complexa rede de manchas, indicando que há quantidades enormes de energia magnética.

Cientistas dizem que o Sol está numa fase de atividade ascendente no seu ciclo de 11 anos, e o pico está previsto para 2012. O Sol passa por ciclos regulares de atividade, que a cada 11 anos aproximadamente se intensificam e provocam tempestades que às vezes deformam e inclusive atravessam o campo magnético da Terra.

Os especialistas indicaram que a atual temporada de tempestades é a mais intensa registrada desde setembro de 2005 e que estas provocam efeitos especiais únicos como as auroras boreais, além de interferir nas comunicações.