Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 10/04/2012 | Categoria: Meteorologia
Voltar

Anlise e previso climtica para o trimestre abril, maio e junho em Pernambuco

De acordo com os resultados apresentados na IV reunião climática para o setor leste do Nordeste, o estado de Pernambuco deve registrar precipitação próxima à normalidade climática nos meses de abril, maio e junho. Na figura 1, na região em laranja, correspondente ao semiárido de Pernambuco, onde se localizam os sertões e a área seca do Agreste, espera-se probabilidade de volume de chuva normal (40%) a abaixo da média (35%). Já no setor leste, em verde, espera-se a normalidade (45%) ou abaixo da média (30%). Os meses de abril a junho são os mais chuvosos da região leste de Pernambuco, e correspondem, também, ao término do período chuvoso do oeste do estado.

Pluvio_PE01

Figura 1 – Divisão do estado em duas regiões de acordo com a anomalia de precipitação esperada. 


ANÁLISE DA CLIMATOLOGIA DE ABRIL A JUNHO EM PERNAMBUCO

De acordo com a climatologia em Pernambuco, os maiores valores de precipitação ocorrem na Zona da Mata e Litoral, bem como no setor leste do Agreste, devido à ocorrência de ondas de leste e sistemas de brisa, que ocorrem com frequência nesta área. No Sertão, ainda existe a possibilidade de acumulados de até 300 mm nos próximos três meses, devido à influência da zona de convergência intertropical e da oscilação Madden-Julian, que estará em sua fase negativa, favorecendo a precipitação nas regiões ocidentais do estado. A figura 2 mostra a climatologia de precipitação para Pernambuco nos meses de abril a junho.

PE_prec02

Figura 2 – Média histórica de precipitação entre os meses de abril e junho em Pernambuco.