Publicado em 02/05/2012 | Categoria: Meteorologia

Comportamento dos ventos no litoral pernambucano

Vento

De acordo com os dados da estação meteorológica convencional do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), no Recife, a intensidade do vento ficou levemente abaixo da média no mês de abril. Foi computada, este ano, uma velocidade média do vento de 2,00 m/s, quando a normal climatológica para o mês de abril é de 2,25 m/s.

Deve-se levar em conta, no entanto, que a estação mencionada está localizada no bairro da Várzea, distante do mar. Nos locais mais próximos da praia, é possível que o vento tenha sido mais intenso, devido ao gradiente de temperatura entre o continente e o oceano. Este gradiente (diferença) de temperatura foi maior no mês passado em relação à média, já que a temperatura do ar ficou acima da média no Recife.

O mês de abril apresentou uma temperatura máxima média de 30,5°C durante a tarde, enquanto que a normal climatológica para o mesmo período é de 29,7°C. Logo, com a temperatura do continente mais alta, intensifica-se a diferença térmica entre mar e terra e, consequentemente, intensifica-se o vento na praia.

A figura abaixo mostra a variação do vento, no Recife, do dia 1º de janeiro ao dia 30 de abril. A linha azul representa a média diária da velocidade, calculada com base nos três seguintes horários: 9h, 15h, 21h. A linha vermelha representa a rajada (pico de vento) máxima do dia.

variação