Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - página história de Pernambuco PortalPE - página Perfil do Gorvenador PortalPE - página Secretarias do Estado PortalPE - página Programas do Governo PortalPE - página ÚltimasNotícias PortalPE - página Serviços Online PortalPE - página Rádio SEI

Notícias

Notícias

Publicado em 07/05/2012 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

APAC vai implantar sistema de telemetria em poços da RMR

Sistema_online

O Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos – SRHE/PE e com recursos do Banco Mundial - BIRD (Contrato PSH nº 007/2011), está implantando o sistema de monitoramento dos aqüíferos da Região Metropolitana do Recife – RMR.


A Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC, responsável pela operação do novo sistema em implantação, vai receber as informações de vazão e nível de 736 (setecentos e trinta e seis) poços outorgados, que serão fornecidas em tempo real por meio de telemetria via GSM/GPRS. Desse total, 100 poços terão monitorados além da vazão, o nível potenciométrico e a condutividade elétrica.

 

Sala de monitoramento


O sistema de telemetria otimiza o monitoramento e controle dos poços de água subterrânea do Estado de Pernambuco. Devido à grande quantidade de poços outorgados e em operação na RMR, definiu-se uma amostra representativa do comportamento do sistema aqüífero e seu regime de exploração para instalação dos hidrômetros e equipamentos de transmissão de dados. As informações serão processadas pela sala de situação da APAC e o projeto estará concluído até novembro de 2012.


O sistema de telemetria permite que os usuários que tenham os poços monitorados consultem esses dados em tempo real. Para acessar o sistema basta clicar no link abaixo:

Sistema de Telemetria