Publicado em 07/05/2012 | Categoria: Mais Notcias

SRHE comea a reconstruo do Aude da Nao em Bom Conselho

Açude NaçãoA Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco (SRHE) anuncia nesta terça-feira (08.05), às 10h, em Bom Conselho, a ordem de serviço para a reconstrução do Açude da Nação, localizado no município. A autorização para o início das obras será dada pelo secretário José Almir Cirilo numa cerimônia na prefeitura municipal.

O açude foi destruído pela enchente de 2010, em virtude das fortes chuvas que castigaram o estado naquele ano. A obra está orçada em R$ 8,4 milhões, com recursos do próprio estado, e tem prazo de conclusão de 12 meses. Uma ponte também será reerguida por cima do açude, para restabelecer o acesso entre o bairro de São Rafael e a sede municipal de Bom Conselho.

As duas obras obedecerão ao mesmo cronograma e serão executadas simultaneamente, pela empresa vencedora do processo licitatório. A recuperação do açude vai incluir os serviços de recomposição do trecho em terra rompido anteriormente e construção de um novo vertedouro, com uma parte em concreto e outra em alvenaria de pedras.

Açude Nação1

O novo Açude da Nação terá 276,98 metros de extensão e 12 metros de altura, com capacidade de acumulação de 263.190 m³ - suficiente para armazenar grandes volumes de água, mesmo na ocasião de chuvas intensas. O vertedouro, que será construído em duas partes, sendo uma em concreto convencional e a outra tipo alvenaria de pedras, terá extensão total de 70 metros. Já a ponte terá 74m de extensão e 10 metros de largura.