Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 17/05/2012 | Categoria: Mais Notcias
Voltar

SRHE vai atuar no combate estiagem

Sec_Cirilo_radioSEI

O secretário de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, José Almir Cirilo, explicou em entrevista à Rádio SEI (da Secretaria Especial de Imprensa) nesta terça-feira (15.05) quais as principais ações a serem executadas pela pasta no combate à estiagem que atinge as regiões do Agreste e Sertão do estado.

 

Uma parte das ações será voltada à elaboração de um diagnóstico para recuperação ou instalação de 1.800 poços em localidades rurais das regiões afetadas. Essa iniciativa será executada em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara). Através da SRHE também serão instalados dessalinizadores para melhorar a qualidade da água de alguns poços. 

 

O secretário também destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido no sistema adutor do oeste que abastece cerca de 17 municípios sertanejos. A Compesa, em atuação conjunta com as polícias civil e militar, está fiscalizando e combatendo retiradas irregulares de água da Adutora do Oeste, visto que muitos desses desvios vinham prejudicando as cidades localizadas em regiões mais distantes do ponto de captação de água, no rio São Francisco. 

 

O sistema adutor do oeste também vai ter sua capacidade de fornecimento de água melhorada com a instalação de boosters (espécies de bombas intercaladas ao longo da adutora) que vão aumentar em 50% a oferta de água em todo o sistema. 

 

O governo do estado também fez um plano de combate à estiagem que demandará um investimento de R$ 500 milhões em diversas ações. Os recursos financeiros para realização do plano começaram a ser negociados junto ao governo federal.