Publicado em 29/05/2012 | Categoria: Informe/Agenda

Operao Seca: APAC e Comit do So Francisco se renem para debater aes

Reunião CBHSF

Seguindo a agenda de trabalho e plano de ações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), foi realizada na sexta-feira 25/05 uma reunião com os presidentes de comitês de rios afluentes, Conselhos Gestores de Reservatórios- CONSUS, representantes dos Governos da Bahia, e Pernambuco, além de representantes do Ministério da Integração Nacional e Codevasf. O painel de discussões ocorreu no auditório da 6º Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – CODEVASF, em Juazeiro – BA.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima - APAC, representada pelo diretor-presidente Marcelo Cauás Asfora, apresentou as ações do Governo de Pernambuco relacionadas à mitigação dos efeitos da forte estiagem que atinge o semiárido do estado.

Na oportunidade apresentou os programas de governo, desenvolvidos desde 2007, para fortalecimento da infraestrutura de abastecimento e convivência com o semiárido. O primeiro tem como objetivo dar garantia hídrica às sedes municipais e aglomerados urbanos do semi-arido, através de grandes adutoras e sistemas integrados de abastecimento. O segundo envolve diferentes ações de convivência da população rural com o semiárido, através de construção de cisternas, perfuração e recuperação de poços, uso de dessalinizadores e capacitação dos produtores rurais.

Entre as ações de mitigação dos efeitos da seca, já em implementação, salientou:

- a construção de 10 mil cisternas com capacidade de 16 mil litros cada, sob coordenação do PRORURAL, que serão complementadas por mais 12 mil cisternas que estão em fase de licitação;

- recuperação e/ou perfuração de aproximadamente 1400 poços para atendimento da população rural com a implantação de 400 dessalinizadores;

Informou que o fornecimento emergencial de água através de carros-pipa no estado, atualmente 800 carros pipas, foi disciplinado através do Decreto Lei nº 38.178, do Governo do Estado, que delega ao Instituto de Pesquisas Agronômicas – IPA a coordenação das ações, a utilização de Sistema GPS para monitoramento das entregas e o controle das rotas pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, garantindo a transparência de todo o processo.

rede_adutoras1

1. Rede de segurança hídrica em PE

Segundo Marcelo Asfora, a área do Estado mais carente e frágil diante das intempéries da estiagem é o Agreste, visto que não dispõe de manancial perene como o rio São Francisco, nem apresenta a possibilidade de construção de grandes reservatórios para acumular as águas da chuva.

As ações do governo de Pernambuco foram elogiadas pelos participantes que salientaram o visível avanço da gestão dos recursos hídricos em Pernambuco.

obras_S.Francisco

2. Obras no eixo leste da adutora do São Francisco