Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 11/06/2012 | Categoria: Informe/Agenda
Voltar

Comisso Especial ouve agentes do Executivo sobre combate seca

Alepe_1

Ações emergenciais adotadas pelo Comitê de Convivência com o Semiárido para minimizar os efeitos ocasionados pela estiagem movimentaram a audiência pública promovida pela Comissão Especial de Acompanhamento às Medi- das de Enfrentamento à Seca e Obras Estruturadoras da Alepe. No encontro realizado ontem, o secretário de Agricultura e de Reforma Agrária, Ranílson Ramos, citou a implantação de 500 poços tipo amazonas e a instalação e recuperação de 1.800 poços artesianos.

 

“Nos primeiros meses de seca, os produtores tiveram prejuízo aproximado de R$ 410 milhões. Em 204 mil hectares de plantação, houve perda de 370 mil toneladas de feijão, milho e mandioca. Com a construção de dois ramais que ligam as cidades de Santa Cruz do Capibaribe a Santa Filomena, e Bodocó a Morelândia e Exu, estamos duplicando a oferta de água”, destacou.  

Alepe_2

O secretário de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE), Almir Cirilo, também apresentou medidas  para minimizar o problema. “Serão instalados dessalinizadores para melhorar aqualidade de alguns poços”, observou, destacando o trabalho desenvolvido no sistema da Adutora do Oeste, que abastece cerca de 17 municípios sertanejos. A Compesa, em parceria com as Polícias Civil e Militar, fiscaliza a retirada irregular de água da Adutora do Oeste, pois os desvios vinham prejudicando as cidades localizadas em regiões mais distantes do ponto de captação de água, no Rio São Francisco. 


As condições meteorológicas foram outro ponto abordado na reunião. O presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Marcelo Asfora, observou que, nos últimos meses, o índice pluviométrico ficou abaixo do esperado. “Em abril, choveu apenas 25% do que era aguardado na Região Metropolitana do Recife (RMR)”, exemplificou. O secretário também descartou a possibilidade de racionamento porque os reservatórios estão cheios. A Apac realiza monitoramento hidrometeorológico. 


“A Comissão vem acompanhando o planejamento das ações para enfrentamento da estiagem. Os sertanejos sofrem e ainda há mais cinco meses de seca pela frente. Precisamos nos preparar”, pontuou o deputado Raimundo Pimentel, presidente do colegiado. Também participaram do encontro os deputados Rodrigo Novaes (PSD) - vice-presidente do colegiado; Isabel Cistina (PT) - relatora do grupo; Claudiano Martins Filho (PSDB) - presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Alepe; Odacy Amorim (PT) e Henrique Queiroz (PR); além do presidente do Instituto  Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé; e representantes de entidades ligadas ao tema.