Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 13/09/2012 | Categoria: Meteorologia
Voltar

APAC participa do XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia a partir de 23 de setembro

O Congresso Brasileiro de Meteorologia, realizado desde 1980, é o principal fórum nacional de intercâmbio técnico-científico da meteorologia, setor no qual o Brasil se destaca mundialmente.

 

Mesas redondas, plenárias, minicursos, apresentação de trabalhos em sessões orais e na forma de pôster, exposição técnica, premiações, encontros e workshops constam na programação. Nesta edição, o evento projeta sua abrangência multidisciplinar com o tema “Incertezas e Desafios para a Sustentabilidade Planetária: O Papel da Ciência Meteorológica”.

 

Ao todo foram mais de 1000 trabalhos submetidos nas áreas de Variabilidade e Mudanças Climáticas, Desastres Naturais, Climatologia Geral, Meteorologia Sinótica e Extremos Meteorológicos, Modelagem Atmosférica, Poluição, Saúde e Meio Ambiente, Meteorologia Física e Meteorologia por Satélite, Interação Oceano-Atmosfera, Sustentabilidade, Vulnerabilidade e a Sociedade, Perspectivas Profissionais da Meteorologia Multidisciplinar, Agrometeorologia, micrometeorologia e hidrologia.

 

 

Público Alvo:

A expectativa do evento é reunir cerca de 3.000 participantes, entre eles pesquisadores, professores, estudantes de Meteorologia, Oceanografia, Climatologia, Ecologia e áreas afins. Também poderão participar do Congresso, lideranças governamentais, profissionais das áreas de agronegócios, agroindústria engenharia e construção, indústria de transformação, empresas de geração de energia e distribuidoras, administradores, os quais contribuem para o desenvolvimento sustentável.

 

Segmentos de abrangência:

 

· Instituições de pesquisa florestal, ambiental, energética, química, agrícola;


· Setor Siderúrgico e Termoelétrico;


· Bioenergias: eólica, solar, mar, geotérmica, hidráulica;


· Empresas de Instrumentação Meteorológica, Sistema de Proteção e Detecção de Descargas Atmosféricas, Radar Meteorológico (Monitoramento);


· Empresas de consultoria, assistência técnica e planejamento;


· Empresas ligadas à energia, equipamentos, transformadores, torres de transmissão;


· Universidades, Faculdades, centros e institutos de ensino tecnológico;


· Defesa Civil (Estaduais e Municipais).

 

O evento que acontece de 23 a 28 de setembro no Centro de Exposições e Congressos ExpoGramado,  na cidade de Gramado, RS, é uma realização da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) com o Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEPSRM/ UFRGS).

 

Mais informações em www.cbmet2012.com