Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 21/11/2012 | Categoria: Informe/Agenda
Voltar

APAC participa de visita tcnica do BID Universidade do Arizona

DT_Univ._Arizona1

A Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promoveu, nos dias 29 e 30 de outubro passado, uma viagem de estudo às instalações do DT – Decision Theater (Teatro de Decisões), da ASU – Universidade Estadual do Arizona (EUA), com objetivo de aplicar o aprendizado em projetos de gestão dos recursos hídricos. O study tour reuniu participantes dos Estados Unidos, Caribe e América Latina.


O diretor-presidente da APAC – Agência Pernambucana de Águas e Clima, Marcelo Asfora, representou o Estado de Pernambuco, e esteve acompanhado por outros membros do staff do BID no Brasil. A viagem de estudos do BID ao DT consiste numa experiência interativa de imersão em um centro de visualização de sistemas naturais em 3ª dimensão apoiada em gráficos de ponta e de tecnologia de última geração. O DT funciona como um laboratório para construção de modelos e simulação de eventos, fornecendo uma base de dados que viabiliza tomada de decisão das autoridades competentes no que diz respeito ao mapeamento e gerenciamento de recursos naturais.


Com capacidade de assistência para 25 alunos ou participantes, o centro combina tecnologias de ambientes de programação, sistemas de informações geográficas, aplicações de modelagem 3D e ferramentas de análise estatística. A região do Arizona possui clima seco e baixa precipitação característicos do sudoeste norte-americano, guardando certas semelhanças climáticas com o sertão nordestino, o que proporciona condições para a troca de experiências relevantes na área de ecossistemas e sustentabilidade hídrica.

DT_Univ._Arizona2

O DT da Universidade Estadual do Arizona tem entre seus objetivos principais a articulação de uma rede global de compartilhamento de informações para viabilizar a composição de uma ampla base de dados. Chamada de Global Decision Theater Alliance (GDTA), a iniciativa da ASU já firmou parceria com instituições de diversos países, como França, México, Índia, Emirados Árabes e China.