Publicado em 23/11/2012 | Categoria: Mais Notcias

Usina de manipueira em Lajedo projeto premiado pelo Ministrio do Meio Ambiente

Premio_A3PA secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco (SRHE) foi vencedora do Prêmio “Melhores Práticas da A3P”, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente a instituições públicas pela prática de uma agenda ambiental. A vitória na categoria gestão de resíduos veio com o projeto de uma usina, implantada em Lajedo, para transformação da manipueira (resíduo tóxico resultante da produção de farinha) em bioetanol, biogás, biofertilizante e energia elétrica. O secretário executivo de Energia, Eduardo Azevedo, recebeu o prêmio na última quarta-feira (21.11), em Brasília.

Inaugurada em março/12, a Unidade Experimental de Valorização Energética da Manipueira, localizada em Lajedo, que recebeu investimento de R$ 800 mil, é o primeiro projeto do Programa Vera (Valorização Energética de Resíduos da Agropecuária e Agroindústria), que tem como objetivo o desenvolvimento tecnológico e a implantação de unidades de aproveitamento de resíduos para produção de energia renovável, especialmente em economias familiares.

A manipueira é uma água residuária da produção de farinha de mandioca. Possui elevada carga poluente e efeito tóxico, podendo degradar cursos d\'água e os solos se não for corretamente descartada. A Unidade possui um sistema integrado para produzir bioetanol, biogás, biofertilizante e energia elétrica. Os rejeitos da microdestilaria (vinhaça) e a matéria prima excedente (manipueira) são destinados a um sistema de biodigestão onde ocorre a produção do biogás que é transformado em energia elétrica para ser utilizada na própria usina e o resíduo final constitui o biofertilizante que é distribuído aos agricultores da região.

O secretário executivo de energia, Eduardo Azevedo, destaca que, além da obtenção desses produtos, a usina vai trazer impactos positivos do ponto de vista ambiental.  "A iniciativa proporcionou ganhos consideráveis para o meio ambiente, uma vez que a manipueira processada pela usina vai deixar de ser descartada nos cursos d\'água da região, o que normalmente acontecia".

Usina_Lajedo

A usina experimental de manipueira produzirá anualmente 70.000 litros de bioetanol e com a água residuária do processo de biodigestão produzirá mais de 4,5 milhões de litros de biofertilizante. Atualmente, a unidade tem capacidade instalada para processar 4,8 milhões de litros de manipueira por ano, o que corresponde a 40% do total estimado de manipueira produzida no município. Em uma etapa futura pretende-se maximizar esse percentual através da ampliação da Unidade, tornando-a capaz de processar o volume total gerado na cidade, além de captar a manipueira produzida nas cidades vizinhas.