Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 18/01/2013 | Categoria: Meteorologia
Voltar

Temporais no Serto


    O dia de ontem (17/01) foi marcado por muita chuva em grande parte do Sertão. Entre as 09h00min do dia 17 e as 09h00min do dia 18, foram registrados 114,6 mm em Araripina, sendo que 51,4 mm caíram em apenas uma hora. Outras localidades onde também se registrou elevado índice de precipitação foram: Exu (101,0 mm), Moreilândia (80,0 mm), São José do Belmonte (67,5 mm) Santa Maria da Boa Vista (58,0 mm), Ouricuri (49,0 mm) e Cabrobó (31,8 mm).
    As precipitações no Sertão foram causadas pela interação entre a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – extensa faixa de nebulosidade que se estende normalmente da Amazônia ao Sudeste do Brasil – e um vórtice ciclônico sobre o oceano, sendo este vórtice responsável por impulsionar umidade da ZCAS em direção a Pernambuco.
    A previsão para os próximos dias é de mais pancadas de chuva para o Sertão, atingindo, também, áreas mais ao leste, como os Sertões do Pajeú e do Moxotó, menos afetados pela chuva de ontem.