Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 05/03/2013 | Categoria: Meteorologia
Voltar

Ms de maro marca incio do perodo chuvoso no litoral pernambucano

 

NE_março_2013

Climatologicamente, o mês de março marca o inicio do período dos seis meses mais chuvosos da Região Metropolitana e Zona da Mata. Com isto, existe maior probabilidade de ocorrência de chuvas, principalmente no final da tarde e início do dia. Assim como a precipitação, as temperaturas tendem a diminuir e a umidade relativa deve aumentar, combinação que provoca chuvas mais persistentes nesse período. Vale salientar que existem variabilidades climáticas que elevam ou diminuem o acumulado mensal na pré-estação chuvosa (Março e Abril), o que ocorreu em 2012, dando origem a um déficit de precipitação que veio a ocasionar transtornos socioeconômicos na Zona da Mata e Litoral.

 

As condições climáticas estão melhorando em comparação ao ano passado, o que propicia a formação de sistemas meteorológicos causadores de chuva na faixa litorânea. Para o mês de março, espera-se ocorrência de chuvas em alguns dias, embora a expectativa seja de acumulado mensal abaixo da média.

 

Conforme a previsão de domingo da APAC, a formação de nuvens convectivas devido à confluência de umidade do oceano atlântico e intensificadas pelos efeitos de brisas marítimas, propiciaram a ocorrência de pancadas de chuvas em toda faixa litorânea em torno dos 30 mm, entretanto, estes valores são considerados normais para o período.

 

Para acessar os valores de chuva por munícipio, boletins climáticos, previsão climática, previsão do tempo e outras informações acessem a página da meteorologia da APAC: www.apac.pe.gov.br/meteorologia.