Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 12/07/2013 | Categoria: Informe/Agenda
Voltar

Pirapama atinge a sua capacidade mxima

O quadro de racionamento de distribuição de água para Região Metropolitana do Recife(RMR) foi estabelecido em 01/03/2013 devido ao baixo acúmulo de água nos reservatórios da localidade. Neste período, o "Reservatório Equivalente" da RMR,que é a soma de toda água acumulada, encontrava-se com 40% da capacidade máxima de acumulação, correspondendo a 113,75 milhões de metros cúbicos. Nessa situação, destacam-se os reservatórios de Pirapama com 11 milhões de metros cúbicos, correspondendo a 19% de sua capacidade máxima, e Botafogo com 3,8 milhões de metros cúbicos, equivalente a  13 % de sua capacidade máxima.

As chuvas que ocorreram no mês de Maio  elevaram os níveis dos reservatórios em  128 Milhões de metros cúbicos, o que culminou no fim do racionamento na Região Metropolitana do Recife. Nos meses subsequentes, a chuva se manteve dentro da normalidade, acarretando vertimentos em diversos reservatórios, principalmente na Bacia de Pequenos Rios Litorâneos 2 ( Bacia GL2), elevando o" Reservatório Equivalente" da RMR para 206,3 milhões de metros cúbicos, o que  expressa  73 % da capacidade máxima de acumulação. A figura abaixo apresenta o comportamento do Reservatório Equivalente, ao longo do período analisado.


 

Na madrugada de hoje, 12/07/2013, o reservatório de Pirapama, atingiu a sua capacidade máxima 60,937 milhões de metros cúbicos e verteu, como mostra o gráfico abaixo. Salienta-se que o vertimento de Pirapama é fato normal e esperado para época.