Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 24/04/2014 | Categoria: Mais Notcias
Voltar

Apac assina acordo de Cooperao com Agncia de gua Francesa ADOUR GARRONE

 A Apac assinou na última terça feira  no Hotel Golden Tulip  um acordo de cooperação com a Agência de Água francesa Adour- Garonne. A parceria favorece o intercâmbio de informações e de experiências entre as instituições, o que ajuda na implementação de ações que promovem o desenvolvimento sócio-econômico e tecnológico no campo da gestão das águas.


Participaram do evento o Diretor Presidente- Laurent Bergeot- da Agência de Água Francesa - Adour Garonne, representantes dos meios científicos e governamentais inclusive o Presidente da Região Midi Pyréneés -Martin Malvy, integrantes do consulado Francês e Diretoria da Apac , além do Secretário Executivo e  Coordenador Geral de Recursos Hídricos da Secretaria de Infraestrutura do Estado/SEINFRA, Almir Cirilo.


Na questão relacionada aos Recursos Hídricos, o Brasil é  um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água, possuindo a maior reserva de água doce do planeta. Sua distribuição, porém, não é satisfatória em todo o território nacional. A região Nordeste, por exemplo, com pouca floresta e pouca chuva, apresenta apenas 2% das reservas nacionais de água doce.Pernambuco aparece nesse contexto com grandes desafios, já que possui a menor disponibilidade hídrica do país. O agreste Pernambucano apresenta o pior quadro de escassez de água no estado devido a características peculiares da região como a carência de águas subterrâneas, por causa da ausência de bacias sedimentares. Além da topografia que não permite a construção de reservatórios, soma-se o baixo índice pluviométrico.


Para enfrentar as dificuldades, a Apac realiza o monitoramento hidrológico e climático do estado, elabora planos hidroambientais e busca parcerias nacionais e internacionais, como a realizada com a Agência Francesa de Água Adour-Garonne.No âmbito deste acordo as agências atuarão em três eixos de trabalho:

  • Troca de experiências

  • Desenvolvimento de ações comuns nas áreas da pesquisa e de inovação

  • Desenvolvimento de ações nas áreas do fortalecimento institucional


A Apac busca, por meio da parceria, a melhoria da gestão de recursos hídricos através da otimização do uso da água e a minimização dos efeitos de eventos extremos, como as secas e as enchentes.Esse acordo entre a Apac e Adour Garonne é uma ferramenta importante, pois as duas instituições conduzem missões semelhantes e buscam objetivos comuns, que são, principalmente, garantir o uso múltiplo e o acesso de água para os cidadãos.

 

Presidente da Apac Marcelo Asfora assinando o acordo de cooperação com Laurent Bergeot Presidente da Agência de Águas Francesa